Páginas

domingo, 26 de setembro de 2010

Aconteceu nos anos 90: Cavaleiros do Zodíaco


No mesmo mês de setembro nos anos 90, para ser exata , em 1° de setembro de 1994, ia ao ar na Rede Manchete o primeiro capítulo de Cavaleiros do Zodíaco. E coincidentemente, ou não, quatro anos depois em setembro de 1997 o desenho parou de passar no canal matando muita gente de saudade.
O desenho baseado na mangá japonês (com medo de estar sendo redundante) de nome "Saint Seya" é complexo e ao mesmo tempo fascinante... prova disso é que mesmo agora nos anos 2000 tenho certeza que muita gente ainda canta a musica da abertura, ou as músicas da abertura já que não foi apenas uma... (confira uma das melhores)

E como são muitas sagas, muitos guerreiros, e variações desses guerreiros nós aqui nunca vamos poder falar desse desenho que tem mais cavaleiros para contar do que estrelas no céu.. (falando de metáfora zodiacal). A história começa quando Mitsumasa Kido sabendo sobre a história dos cavaleiros que existiram nas épocas remotas escolhe cem pequenos órfãos e os envia a vários lugares do mundo para se tornarem os novos cavaleiros. Daqueles cem apenas dez conseguiram voltar para o Japão como guerreiros. Ao se tornar cavaleiros eles assumiam uma grande responsabilidade, proteger a deusa Athena, guardiã da Terra e da Humanidade. Athena nessa vida reencarnou no corpo de Saori Kido, que foi criada por Mitsumasa Kido como sua neta. O que explica a vontade dele em formar cavaleiros que protegessem a deusa,(veja o vídeo "Por Athena" e tente não dançar) a missão que fora confiada a ele pelo Cavaleiro de Ouro de Sagitário, Aiolos.
Para usar um critério vamos falar dos cinco cavaleiros queridinhos do autor da aventura Masami Kurumada: Seiya de Pégaso, Shiryu de Dragão, Hyoga de Cisne, Shun de Andrômeda e Ikki de Fênix. Apesar dos guerreiros dessa classificação serem considerados da classe mais baixa dos Guerreiros de Atena é com eles que acontecem os milagres em batalhas impossíveis de serem vencidas.
Falando de preferência comecemos pelo preferido do autor, o garoto Seiya de Pégaso, foi enviado para a Grécia onde depois de passar por um desgastante treinamento retorna para o Japão. Ele participa da Guerra Galáctica para conseguir ajuda para encontrar a irmã Seika. Mas no meio da batalha descobre sua verdadeira missão: ser um cavaleiro de Atena, e se torna o mais apaixonado deles. (Apaixonado mesmo chegando até a rolar climinhas entre ele e a Saori.)
Outro cavaleiro é Shiryu de Dragão, que foi treinado na China. Seu ar sério não impede que nos encantemos por sua dedicação e força. E quando o dragão verde tatuado em suas costas desaparece, o que acontece quando nosso herói está muito fraco, torcemos por outro milagre. Outro por que Shiryu já perdeu e recuperou a visão duas vezes (apesar dos pontos divergentes com a história original do anime).
Do frio da Sibéria vem o poder de um cisne: Hyoga no início era um chato que tinha a missão de destruir os cavaleiros de Athena, mas depois de lutar ao lado de Seiya e os amigos contra os cavaleiros negros ele descobre a real amizade e se torna um cavaleiro de Athena.
E com suas correntes Shun de Andrômeda irmão de Ikki, o cavaleiro pacífico. Poucos acreditavam que ele se tornaria um cavaleiro mas sua força superou as expectativas. Por sempre evitar o conflito seu grande poder ficou por muito tempo em segredo.
E por fim o irmão mais velho de Shun Ikki de Fênix, o mais poderoso dos Cavaleiros de bronze. Suas tristes experiências o causaram uma grande mágoa que o fez ficar longe. Mas quando tudo parece perdido ele sempre volta para ajudar.
Aconteceu nos anos 90, mas ainda acontece todos os dias quando a gente lembra e sente saudades..
E para aqueles que a saudade é muita ainda dá pra acompanhar na TV aberta na Band às 8 da manhã... ( Os guardiões do universo hão de vencer o mal )

2 comentários:

  1. Eu assistia alguns episódios, mas não entendia muito, até hoje. Eu via mais pelos desenhos, porque a história era meio maluca. Meus amigos da escola que entendia tudo e cada símbolo.

    Eles sabiam o que significa tudo.

    Mas, eu achava bem legal, me ligava mais no roteiro.

    Si Twingle

    ResponderExcluir
  2. Eu assistia alguns episódios, mas não entendia muito. Até hoje não entendo. Eu via mais pelos desenhos, porque a história era meio maluca. Meus amigos da escola que entendiam tudo e cada símbolo.

    Eles sabiam o que significava tudo.

    Mas, eu achava bem legal, me ligava mais no roteiro.

    Si Twingle

    ResponderExcluir