Páginas

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A Febre Boy band...

Ela começou ainda nos anos 60, com grupos como o Jacksons 5, os Beatles e The Temptations (nessa época chamada de "coqueluxe"). Nos 80 foi a vez dos rebolantes Menudos. E cantar Não se Reprima fez efeito. Vários jovens realmente não se reprimiram e disseminaram uma febre chamada Boy Bands.

A idéia parece ser sempre a mesma: cinco garotos (com algumas variações), bonitos (em alguns casos nem tanto), com aquela cara de bom moço (exceto pelo AJ do Backstreet Boys), cantando e fazendo caras e bocas. E já ia me esquecendo o que também não pode faltar: o rebolado, herança lá dos Menudos.

No início dos anos 90 foi o New Kids on The Block e o Take That (passado negro do Robbie Willians), e o Boyzone. Ambos fizeram muito sucesso, venderam muitos discos, mas o grande salto, o estouro e a febre antes vista apenas com os meninos de Liverpool nos anos 60, só veio em 1995, com o Backstreet Boys. Desde a era do cabelo de cuia não se via tantos suspiros, soluços e gritos de "I love you" dirigidos a um grupo musical.

o BSB foi o primeiro de uma leva, ou melhor, uma safra (pode-se dizer que foram surgindo às pencas) de grupinhos musicais. E aí vem eles: N' Sync (época feia do Justin Timberlake-é só ver a foto para confirmar), Five (comprovam que a beleza era fundamental), Westilife ( a Boy Band mais "sensível"), No Mercy, Hanson (os mais fofos) e várias versões em muitos países.


A febre foi tão grande, que como gripe suína, chegou ao Brasil. O Polegar e o Dominó já existiam desde os anos 80. Mas a fama deles se arrastou pelos anos 90, principalmente o segundo, que teve três gerações diferentes. Depois veio o 6L6, o KLB e o Twister (com este a febre chegou a 40 graus).

Se você já cantarolou “Everybody, yeeah, Rock your body, yeeah...”, ou já tentou dançar qualquer uma daquelas complicadas coreografias, sinto lhe dizer, mas a febre Boy band lhe contaminou. E imagino que alguns ainda não tenham se curado.

6 comentários:

  1. isso é total minha infância, tenho VHS de vários, tem shows, clipes... saudade boa!

    ResponderExcluir
  2. Por essas e por outras que acho que a melhor fase do Justin é a atual
    http://www.youtube.com/watch?v=pSBko0ecTaE&ob=av3e

    ResponderExcluir
  3. cara o justin dava dó num eh msm??....e por falar em beleza, o AJ do BSB, nooooosa achava e aindo acho ele muuuito gato. Mas nao fui muuito fãzona de boybands nao, ja q a minha "boyband" Linkin Park, nao tinha nenhuma caracteristica dos demais. rsrs

    ResponderExcluir
  4. Bota febre nisso... O pior é que nunca acaba, sempre tem um grupo novo...

    ResponderExcluir
  5. Acho que a minha febre chegou quase a uma convulsão! Tive pôsters, várias músicas, e é duro admitir, mas acho que até lembro algumas coreografias ainda! pelo menos conseguiu conviver algum tempo com o rock. Era bom porque eles eram bem bonitinhos,toda adolescente deveria ter sua boyband. Por isso entendo que tem menos de 16 e gosta de McFly, Jonas Brothers...

    ResponderExcluir
  6. eu amava os backstreet boys,tudo na vida tem os seus momentos,e os meus foram maravilhosos,depois da febre dos bsb ainda não vi nada igual,tirando o bieber que não é boyband..

    ResponderExcluir